DIA DO IDOSO 2022

Cultura - Sábado, 01 de Outubro de 2022


DIA DO IDOSO 2022

No dia 1º de outubro é comemorado anualmente o Dia Internacional da Pessoa Idosa e o IPREV vem refletir sobre esta data junto com os nossos beneficiários e segurados.

 

Até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos, segundo a OMS e desde 2020 o número de idosos já supera o número de crianças com menos de cinco (5) anos. Nesse contexto, sábia é a máxima de que cuidar do idoso é cuidar do nosso futuro, situação que deve ser vista a partir de uma perspectiva ampla, resultado de um trabalho intersetorial e transdisciplinar de promoção de modos de vida saudável em todas as idades.

 

A data objetiva sensibilizar a sociedade, para: 

– chamar a atenção para a existência de desigualdades, geralmente como resultado de uma acumulação de desvantagens ao longo da vida;

– aproveitar as experiências e o aprendizado ao longo da vida dos cidadãos da chamada terceira idade criando políticas proativas e adaptativas de trabalho, promovendo proteção social e dando acesso à cobertura universal de saúde;

– refletir sobre as melhores práticas, lições e progressos para mudar as narrativas e estereótipos negativos que envolvem a velhice.

 

A composição da população mundial mudou drasticamente nas últimas décadas. Nas próximas três décadas, o número de idosos em todo o mundo deve mais do que dobrar, atingindo mais de 1,5 bilhão de pessoas em 2050. Todas as regiões verão um aumento no tamanho da população idosa entre 2019 e 2050.

 

O tema geral do Dia Internacional das Pessoas Idosas das Nações Unidas em 2022 é "Resiliência das Pessoas Idosas em um Mundo Em Mudança". Este tema será celebrado pelos Comitês de Envelhecimento da ONG em Nova York, Genebra e Viena – cada um com uma abordagem única e complementar ao tema geral.

 

Fontes:

Nações Unidas: A ONU e as pessoas idosas

Organização Panamericana da Saúde

United Nations

Instituto de Previdência Municipal


São Gonçalo do Amarante