29 de outubro, Dia de São Benedito

Cultura - Sábado, 29 de Outubro de 2022


29 de outubro, Dia de São Benedito

São Benedito, Patrono da Cidade de São Gonçalo do Amarante.

 

Em algumas cozinhas do Brasil, até mesmo em restaurantes estrelados, é possível encontrar a mesma imagem: de um santo, negro, carregando uma criança no colo. Trata-se de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, cuja festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro. Para o nosso Município, São Benedito é o Patrono da cidade, data estabelecida pela Lei Municipal nº228/1978, de 08 de setembro de 1978.

 

Sua História

Filho de escravos, pele negra A versão mais aceita da origem de São Benedito indica que o religioso era italiano, nascido na Sicília, região no extremo sul do país, em uma data incerta entre 1524 e 1526, tinha como característica a pele escura, que lhe rendeu o apelido de "mouro". Era filho de escravos vindos da Etiópia, na África. 

Há, porém, uma corrente que defende que o santo era um escravo que foi capturado no norte da África, algo comum na Itália da época. 

Seja como for, a origem de São Benedito é humilde. E esta foi a tônica da vida do religioso. 

"Ele era muito simples. Nunca foi padre. Mas trabalhou na cozinha, cuidando dos pobres. Foi um santo da hospitalidade", afirmou Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

A origem da devoção Se Benedito foi um frade franciscano. Atuou como cozinheiro, então, é natural que ele seja o santo padroeiro dos profissionais da culinária. 

Mas de onde vem a veneração além das cozinhas? "Vem do cuidado com os pobres e também do nosso catolicismo popular. Haviam irmandades que veneram os santos negros. São Benedito, na verdade, foi canonizado no século 19 pelo papa Pio 8º. Ele ocupou a religiosidade popular por conta da cozinha, hospitalidade, serviço e humildade. Foi uma santidade bem prática, próxima do povo", disse Cosme Damião Sobrinho. "A tradição popular nos indica que na casa de povos simples não faltam a imagem de São Benedito, para que não falte o alimento para ser compartilhado", completou. 

Dentro do convento em que vivia, em Palermo, também na Itália, chegou ao posto de superior. Mais tarde, humildemente, voltou à cozinha. 

E, reza a lenda, que vêm da cozinha os principais milagres do santo em vida. Ele teria multiplicado alimentos e chegou, também, a curar pessoas cegas e surdas.

 

Oração a São Benedito 

Confira uma oração a São Benedito: 

 

"Ó São Benedito, modelo admirável de caridade e humildade, por vosso ardente amor à Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços, por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico: socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me de modo especial, a graça que neste momento vos peço (Fazer o pedido). Ó São Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante. Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento dos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço. Amém!"

 

Fonte: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/10/05/sao-benedito-conheca-a-historia-do-santo-padroeiro-dos-cozinheiros.htm

Instituto de Previdência Municipal


São Gonçalo do Amarante