Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

São Gonçalo do Amarante, sexta-feira, 29 de março de 2024 Telefone (84) 99921-1886

Atendimento Atendimento: Das 8:00h às 14:00h, de segunda a sexta-feira.

Quin
28/03
Parcialmente Nublado
Máx 32 °C
Min 23 °C
Índice UV
12.0
Sext
29/03
Chuva
Máx 31 °C
Min 25 °C
Índice UV
12.0
Sáb
30/03
Chuva
Máx 32 °C
Min 24 °C
Índice UV
12.0
Domi
31/03
Chuva
Máx 34 °C
Min 24 °C
Índice UV
12.0

Cultura - Sábado, 29 de Outubro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

29 de outubro, Dia de São Benedito

29 de outubro, Dia de São Benedito


29 de outubro, Dia de São Benedito

São Benedito, Patrono da Cidade de São Gonçalo do Amarante.

 

Em algumas cozinhas do Brasil, até mesmo em restaurantes estrelados, é possível encontrar a mesma imagem: de um santo, negro, carregando uma criança no colo. Trata-se de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros, cuja festa litúrgica é celebrada em 5 de outubro. Para o nosso Município, São Benedito é o Patrono da cidade, data estabelecida pela Lei Municipal nº228/1978, de 08 de setembro de 1978.

 

Sua História

Filho de escravos, pele negra A versão mais aceita da origem de São Benedito indica que o religioso era italiano, nascido na Sicília, região no extremo sul do país, em uma data incerta entre 1524 e 1526, tinha como característica a pele escura, que lhe rendeu o apelido de "mouro". Era filho de escravos vindos da Etiópia, na África. 

Há, porém, uma corrente que defende que o santo era um escravo que foi capturado no norte da África, algo comum na Itália da época. 

Seja como for, a origem de São Benedito é humilde. E esta foi a tônica da vida do religioso. 

"Ele era muito simples. Nunca foi padre. Mas trabalhou na cozinha, cuidando dos pobres. Foi um santo da hospitalidade", afirmou Felipe Cosme Damião Sobrinho, padre e professor da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

A origem da devoção Se Benedito foi um frade franciscano. Atuou como cozinheiro, então, é natural que ele seja o santo padroeiro dos profissionais da culinária. 

Mas de onde vem a veneração além das cozinhas? "Vem do cuidado com os pobres e também do nosso catolicismo popular. Haviam irmandades que veneram os santos negros. São Benedito, na verdade, foi canonizado no século 19 pelo papa Pio 8º. Ele ocupou a religiosidade popular por conta da cozinha, hospitalidade, serviço e humildade. Foi uma santidade bem prática, próxima do povo", disse Cosme Damião Sobrinho. "A tradição popular nos indica que na casa de povos simples não faltam a imagem de São Benedito, para que não falte o alimento para ser compartilhado", completou. 

Dentro do convento em que vivia, em Palermo, também na Itália, chegou ao posto de superior. Mais tarde, humildemente, voltou à cozinha. 

E, reza a lenda, que vêm da cozinha os principais milagres do santo em vida. Ele teria multiplicado alimentos e chegou, também, a curar pessoas cegas e surdas.

 

Oração a São Benedito 

Confira uma oração a São Benedito: 

 

"Ó São Benedito, modelo admirável de caridade e humildade, por vosso ardente amor à Maria Santíssima que colocou seu divino Filho em vossos braços, por aquela suave doçura com que Jesus encheu o vosso coração, eu vos suplico: socorrei-me em todas as minhas necessidades e alcançai-me de modo especial, a graça que neste momento vos peço (Fazer o pedido). Ó São Benedito, intercedei por mim que a vós recorro confiante. Vós que fostes tão maravilhoso e pródigo no atendimento dos vossos devotos, atendei a minha súplica e concedei-me o que vos peço. Amém!"

 

Fonte: https://educacao.uol.com.br/noticias/2021/10/05/sao-benedito-conheca-a-historia-do-santo-padroeiro-dos-cozinheiros.htm

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

4651 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

Portal da Transparência

CALENDÁRIO DE EVENTOS

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Das 8:00h às 14:00h, de segunda a sexta-feira.

CNPJ: 11.447.510/0001-28Razão Social: Instituto de Previdência Municipal de São Gonçalo do AmaranteNome Fantasia: IPREV

SIGA NAS REDES SOCIAIS

InstagramWhatsApp

CONTATO

Rua Maria de Fátima Varela Inácio, nº 61
Santa Terezinha
São Gonçalo do Amarante - RN
CEP: 59290-731
Telefone: (84) 99921-1886
E-mail: iprev@saogoncalo.rn.gov.br

Ver Localização
WhatsApp

Versão do sistema: 2.0.0 - 29/03/2024

Portal atualizado em: 28/02/2024 09:11:15

Instituto de Previdência Municipal de São Gonçalo do Amarante - RN.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.